Início
Institucional
Mesa Diretora
Bancadas Parlamentares
Blocos Parlamentares
Comissões
Frentes
Parlamentares
Audiências Públicas
Atividade Legislativa
Matérias Legislativas
Pautas das Sessões
Relatórios
Sessões Plenárias
Normas Jurídicas
Pesquisar Normas Jurídicas
Câmara Municipal de Campo Mourão - PR
Sistema de Apoio ao Processo Legislativo
Abertura
Dados Básicos
Mesa
Presença
Ausência
Explicações Pessoais
Ocorrências da Sessão
Considerações Finais
Retirada de Pauta
Expedientes
Correspondências
Expediente Diversos
Matérias do Expediente
Oradores do Expediente
Ordem do Dia
Matérias da Ordem do Dia
Presença na Ordem do Dia
Oradores da Ordem do Dia
Resumo
Resumo
Expediente Diversos
(34ª Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 19ª Legislatura)
1° - DISCUSSÃO E VOTAÇÃO DA(S) ATA(S) DA(S) SESSÃO(ÕES) ANTERIOR(ES)
<p>COMUNICAMOS QUE A ATA SERÁ APRECIADA NAS PRÓXIMAS SESSÕES.</p>
2° - EXPEDIENTES RECEBIDOS DO PODER EXECUTIVO
<p>Não há.</p>
3° - EXPEDIENTES RECEBIDOS DE TERCEIROS
<p style="text-align: justify;"><strong>TEMOS EXPEDIENTE RECEBIDO DE TERCEIRO, CUJA CÓPIA FOI ENCAMINHADA AO VEREADOR INTERESSADO, EM TEMPO HÁBIL E SE ENCONTRA À DISPOSIÇÃO NO DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS ADMINISTRATIVOS (ART. 80, Inciso III, do Regimento).</strong></p> <ul> <li style="text-align: justify;"><strong>Prot. Nº 54.583/2025</strong> – Ofício nº 074/2025 – SECRETARIA DA INFRAESTRUTURA E LOGÍSTICA - Responde ao Requerimento nº 243/2025 do Vereador Escrivão Parma – Solicitando que sejam adotadas as providências necessárias para sanar o problema de alagamento que ocorre em dias de chuva de grande intensidade na via localizada na Perimetral Presidente Tancredo de Almeida Neves, na PR-317, entre a BR-487 e a Rua Vereador Carlos Stalmann, no município de Campo Mourão – PR. Além disso, solicita-se o envio de informações para esclarecimento público: 1) Existe previsão de melhorias no local, com o objetivo de evitar alagamentos? 2) O que poderia ser feito para evitar os alagamentos nessa região? RESPOSTA: Em atenção ao referido expediente, encaminhamos a Vossa Excelência a Informação nº 266/2025 da Coordenadoria de Programação e Acompanhamento de Manutenção de Rodovias, ratificada pelo Despacho nº 1.382/2025-DOP da Diretoria de Operações. por meio dos quais o Departamento de Estradas de Rodagem DER/PR manifesta-se sobre o assunto em referência. Na oportunidade, apresentamos nossos protestos de consideração e apreço. Informação nº 266/2025: A Superintendência Regional Noroeste - Maringá (fl. 12, mov. 09) em data de 01/10/2025 e, o Gerente de Obras e Serviços do Escritório Regional Centro de Campo Mourão (fl. 11, mov. 08), informam que como o local em questão se encontra inserido em área totalmente urbanizada, os citados alagamentos são provenientes da parte urbanizada a montante da rodovia, devido a ineficiência da drenagem urbana, sendo de responsabilidade do próprio município rever e redimensionar a rede de drenagem das águas pluviais da área acima da rodovia, bem como, prever a implantação de rede de dissipação das águas pluviais coletadas no sistema de drenagem urbano. Desta forma, com as informações acima, o presente se encontra em condições de ser encaminhado à DP/AP, para conhecimento e resposta aos interessados. Despacho nº 1.382/2025: Atentos à solicitação, a Coordenadoria de Programação e Acompanhamento de Manutenção de Rodovias (fls.9, mov.6) enviou o protocolo à Superintendência Regional Noroeste, a fim de que esta se inteire, investigue e se pronuncie sobre a existência de emissário destinado às águas pluviais das ruas municipais que deságuam na Avenida Perimetral. Após uma vistoria no local, o Gerente de Obras e Serviços (fls.11, mov.8), informou que a rodovia PR-317, que atravessa o município de Campo Mourão, exibe características urbanas notáveis, sendo denominada Avenida Perimetral, lá que seu entorno é densamente povoado por construções residenciais e comerciais. contrapõe-se, assim, às rodovias rurais, que apresentam terrenos descobertos e vegetação nativa, propiciando a infiltração da água da chuva no solo. Destacou que, em áreas urbanas, a utilização predominante dê materiais impermeáveis, como o asfalto, compromete a eficácia do escoamento das águas pluviais. Essa situação e exacerbada pela ineficiência do sistema de drenagem situado nas proximidades da Avenida Perimetral, resultando em alagamentos na rodovia, localizada na porção mais baixa da área. Para mitigar tais inundações, o Gerente de Obras e Serviços propõe uma readequação dos sistemas de drenagem urbana, visando captar a totalidade do volume pluviométrico durante as chuvas, evitando, assim, o escoamento superficial inadequado. Diante do exposto, a Diretoria de Operações ratifica a Informação n.º 266/2025 - DOP/CPAM (fls.13, mov.10), que corrobora com os dados apresentados pela SRNORO, ressaltando que é responsabilidade do município reavaliar e redimensionar a rede de drenagem das águas pluviais na parte superior da rodovia, bem como, assegurar e implementação de uma rede para dissipação das referidas águas. Assim, submetemos o presente protocolo à Assessoria de Planejamento para os demais procedimentos.<br> </li> </ul> <p style="text-align: justify;"><strong>OFÍCIOS DO MINISTÉRIO DA SAÚDE – SECRETARIA EXECUTIVA – FUNDO NACIONAL DE SAÚDE, INFORMANDO A LIBERAÇÃO DE RECURSOS FINANCEIROS PARA NOSSO MUNICÍPIO: (art. 80, inciso III do Regimento).</strong></p> <ul> <li style="text-align: justify;"><strong>Protocolo n.º 51.081/2025.</strong></li> </ul>
4° - PROPOSIÇÕES APRESENTADAS PELOS SENHORES VEREADORES
<p style="text-align: justify;"><strong>INDICAÇÕES (ARTIGO 129 DO REGIMENTO INTERNO):</strong></p> <ul> <li style="text-align: justify;"><strong>1756/2025 - Eraldo Teodoro de Oliveira </strong>– REALIZAR A INSTALAÇÃO DE PLACAS PROIBINDO O TRÂNSITO DE CAMINHÕES PESADOS CONFORME CONSTA NA LEI MUNICIPAL Nº 2882/2012 NAS: - NA RUA ENGENHEIRO MERCER ENTRE AS RUAS PEROBAL E ÓLEO PARDO NO JARDIM ALVORADA; - AVENIDA JORGE WALTER ENTRE AS RUAS ROBERTO BRZEZINSKI E ARARUNA NA ÁREA CENTRAL; - AVENIDA JORGE WALTER ENTRE AS RUAS FRANCISCO FERREIRA ALBUQUERQUE E HARRISON JOSÉ BORGES NA ÁREA CENTRAL; - AVENIDA JORGE WALTER ENTRE AS RUAS ROBERTO BRZEZINSKI E PREF. DEVETE DE PAULA XAVIER NA ÁREA CENTRAL; - AVENIDA JOSÉ CUSTÓDIO DE OLIVEIRA ENTRE AS RUAS GUARAPUAVA E EDMUNDO MERCER; - AVENIDA JOSÉ CUSTÓDIO DE OLIVEIRA ENTRE AS RUAS LAURINDO BORGES E SANTOS DUMONT NA ÁREA CENTRAL.</li> <li style="text-align: justify;"><strong>1866/2025 – Professor Geraldo</strong> – REALIZAR A NOTIFICAÇÃO PARA A LIMPEZA DE TERRENOS, LIMPEZA E CONSERVAÇÃO DAS CALÇADAS, AOS PROPRIETÁRIOS DOS TERRENOS, NA EXTENSÃO DA AV. PRESIDENTE JOHN KENNEDY, ENTRE A RUA MIGUEL LUIZ PEREIRA (JARDIM LAR PARANÁ), E A RUA DAS ÁGUIAS (CONJUNTO HABITACIONAL DR. MILTON LUIZ PEREIRA).</li> <li style="text-align: justify;"><strong>1868/2025 – Escrivão Parma</strong> - ENVIDADOS ESFORÇOS PARA A REFORMA DO MONUMENTO RELÓGIO DO SOL, LOCALIZADO NO TREVO ENTRE AS RODOVIAS A BR-369 E BR 487, DE CAMPO MOURÃO.</li> <li style="text-align: justify;"><strong>1869/2025 – Escrivão Parma</strong> – ENVIDAR OS ESFORÇOS NECESSÁRIOS PARA VIABILIZAR E IMPLANTAR OS PROJETOS DO GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ DE COZINHAS/PANIFICADORAS COMUNITÁRIAS, HORTAS COMUNITÁRIAS URBANAS E PERIURBANAS, CENTRAIS PÚBLICAS DE RECEBIMENTO E DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOS, FEIRAS, E EQUIPAMENTOS PÚBLICOS DE SEGURANÇA ALIMENTAR.</li> <li style="text-align: justify;"><strong>1870/2025 – Escrivão Parma</strong> - ADOTAR AS MEDIDAS NECESSÁRIAS PARA ORIENTAR, APOIAR, INTERMEDIAR E, SE NECESSÁRIO, CEDER OU DOAR ESPAÇO FÍSICO PARA A ADESÃO DE ENTIDADES LOCAIS AO PROGRAMA COZINHA SOLIDÁRIA, DO MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO E ASSISTÊNCIA SOCIAL, FAMÍLIA E COMBATE À FOME (MDS), DISPONÍVEL NO SITE WWW.GOV.BR/MDS/PT-BR/ACOES-E-PROGRAMAS/ACESSO-A-ALIMENTOS-E-A-AGUA/PROGRAMA-COZINHA-SOLIDARIA.</li> <li style="text-align: justify;"><strong>1871/2025 – Hélio HG</strong> – REALIZAR A TROCA DE UM ABRIGO DE TRANSPORTE COLETIVO URBANO, SINALIZAÇÃO DEMARCAÇÃO DE PARADA DE ÔNIBUS NA RUA ESMERALDA SALEH KFFURI, TRECHO ENTRE A AVENIDA DOS LAGOS E RUA DAS FLORES, CONJUNTO MORADIAS AVELINO PIACENTINI.</li> <li style="text-align: justify;"><strong>1872/2025 – Professor Geraldo</strong> - REALIZAR A REFORMA E REVITALIZAÇÃO DOS PONTOS DE ÔNIBUS: COBERTURA, FECHAMENTO, INSTALAÇÃO DE NOVOS BANCOS E PINTURA GERAL, NA EXTENSÃO DA AV. PRESIDENTE JOHN KENNEDY, ENTRE A RUA MIGUEL LUIZ PEREIRA (JARDIM LAR PARANÁ), ATÉ A RUA DA ABOLIÇÃO (CONJUNTO HABITACIONAL MENDES).</li> <li style="text-align: justify;"><strong>1873/2025 – Professor Geraldo</strong> - SUGERINDO EM PARECERIA COM O GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ, A REFORMA DO CAMPO DE FUTEBOL (RECUPERAÇÃO DO GRAMADO E DO ALAMBRADO), ASSIM COMO A CONSTRUÇÃO DE UMA QUADRA DE AREIA (MULTIUSO), COM ALAMBRADO, PARA A PRÁTICA DE FUTEBOL DE AREIA, VOLEIBOL DE AREIA, FUTEVÔLEI E BEACH TÊNNIS, NA ANTIGA SEDE DA ASSOCIAÇÃO DO D.E.R., LOCALIZADO NA PERIMETRAL PRESIDENTE TRANCREDO DE ALMEIDA NEVES, ENTRE AS RUAS EDMUNDO MERCER E PITANGA. ESPECIFICAÇÕES DA QUADRA DE AREIA: - QUADRA DE AREIA COM 20 METROS DE LARGURA, 30 METROS DE COMPRIMENTO E 20 CENTÍMETROS DE ALTURA DE ESPARRAME DE AREIA; - ALAMBRADO COM TELA EM MALHA 5, 4 METROS DE ALTURA E INSTALADO COM MURETA DE CONTENÇÃO DE 30 CM DE ALTURA; - 04 PORTÕES DE 2,00 METROS DE ALTURA, COM 1,00 METRO DE LARGURA, SENDO UM EM CADA LADO DO ALAMBRADO; - SISTEMA DE DRENAGEM COM INSTALAÇÃO DE MANTA “BIDIM”; - INSTALAÇÃO DAS BASES PARA COLOCAÇÃO DOS POSTES DE VOLEIBOL.</li> <li style="text-align: justify;"><strong>1874/2025 – Subtenente Macedo</strong> – REALIZAR A MANUTENÇÃO (CAPINAÇÃO, CONSTRUÇÃO DE CALÇADAS OBEDECENDO A LEI DE ACESSIBILIDADE, RETIRADA DE ENTULHOS) NO INTERIOR DO CEMITÉRIO MUNICIPAL SÃO JUDAS TADEU, HAJA VISTA O ESTADO EM QUE SE APRESENTA CONFORME FOTOS E CROQUI EM ANEXO:</li> <li style="text-align: justify;"><strong>1875/2025 – Subtenente Macedo</strong> - REFORMAR TODO O PASSEIO PÚBLICO (CALÇAMENTO) EM TORNO DO CEMITÉRIO MUNICIPAL SÃO JUDAS TADEU, HAJA VISTA O ESTADO EM QUE SE APRESENTA CONFORME CROQUI E FOTOS EM ANEXO: -RUA NEY BRAGA; -RUA: SURUBIM; -RUA: JOÃO MARIA PEREIRA CARNEIRO; -RUA: URU -RUA: DEOLINDO GUSSÃO; -AVENIDA PARANÁ; -RUA: ANTONIO GOMES; -AV. JOSÉ TADEU NUNES.</li> <li style="text-align: justify;"><strong>1876/2025 – Hélio HG</strong> – REALIZAR LIMPEZA (ROÇADA) DA ÁREA INSTITUCIONAL LOCALIZADA NA RUA PEDRO GUILHERME CAVALLI 431, TRECHO ENTRE A RUA FRANCISCO PREISNER E RUA LAURO DE OLIVEIRA SOUZA – CONJUNTO MÁRIO FIGUEIREDO.</li> <li style="text-align: justify;"><strong>1877/2025 – Hélio HG</strong> – REALIZAR A INSTALAÇÃO DE FAIXA ELEVADA E/OU REDUTOR DE VELOCIDADE EM AMBOS OS LADOS DA VIA, NA AVENIDA JOÃO BATISTA SALVADORI, JARDIM BELLA VISTA, TRECHO ENTRE A RUA NELLY ARAUJO KLOSTER E RUA RAIMUNDO MACHADO.</li> <li style="text-align: justify;"><strong>1878/2025 – Eraldo Teodoro de Oliveira</strong> – EFETUAR A RESTAURAÇÃO DOS NOMES DAS RUAS NOS POSTES EM TODA EXTENSÃO DO JARDIM MARIA BARLETTA: - RUA JARDINEIRA; - RUA ALCIDES FERREIRA DE ANDRADE; - RUA BEGÔNIA; - RUA MÁRIO KWITSCHAL; - RUA ALELUIA; - RUA CANTA-GALO; - RUA PIONEIRO ANTÔNIO MINIKOSKI.</li> <li style="text-align: justify;"><strong>1880/2025 – Eraldo Teodoro de Oliveira</strong> – REALIZAR OS SEGUINTES SERVIÇOS NA RUA LUIZ DA SILVA RÉSIO ENTRE A RUA PRIMAVERA E A RODOVIA BR-487 (ESTRADA BOIADEIRA) E NA RUA LUIZ DA SILVA RÉSIO ENTRE A RUA HIGIENÓPOLIS E A RODOVIA BR-487 (ESTRADA BOIADEIRA) , NA VILA CÂNDIDA: - INSTALAÇÃO DE FAIXA ELEVADA PARA PEDESTRES; - DEMARCAÇÃO NA VIA DA SINALIZAÇÃO DAS FAIXAS ELEVADAS PARA PEDESTRES; - INSTALAÇÃO DE PLACAS DAS FAIXAS ELEVADAS PARA PEDESTRES; - INSTALAÇÃO DE PLACAS DE CONTROLE DE VELOCIDADE PERMITIDA DA VIA.</li> <li style="text-align: justify;"><strong>1882/2025 – Hélio HG</strong> – REALIZAR A INSTALAÇÃO DE SINALIZAÇÃO HORIZONTAL COM PINTURA DA EXPRESSÃO “PARE”, E PINTURA DE FAIXA DE PEDESTRES, E SINALIZAÇÃO VERTICAL COM A INSTALAÇÃO DE PLACAS “PARE”, “DÊ A PREFERÊNCIA”, “VELOCIDADE PERMITIDA”, NAS VIAS DO CONJUNTO MORADIAS VERDES CAMPOS: RUA DAS GARDÊNIAS, RUA DAS PETÚNIAS, RUA DAS TULIPAS, RUA DAS VIOLETAS, TRAVESSA DOS GERÂNIOS, TRAVESSA DOS HIBISCOS, RUA PORTO VELHO, E RUA FLOR DO CAMPO.</li> <li style="text-align: justify;"><strong>1883/2025 – Marcio Berbet</strong> - COM CÓPIA À SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA, SEGURANÇA E MOBILIDADE URBANA, QUE SEJAM ADOTADAS MEDIDAS DE SINALIZAÇÃO HORIZONTAL E ADVERTÊNCIA DIFERENCIADA NA RUA ADMAR FERREIRA CALDAS, SITUADA NO BAIRRO JARDIM FRANCISCO FERREIRA ALBUQUERQUE, ESQUINA COM À RUA VEREADOR GEREMIAS CILIÃO DE ARAÚJO NO MUNICÍPIO DE CAMPO MOURÃO, COM A SEGUINTES SINALIZAÇÕES: A) PINTURA NO SOLO COM INSCRIÇÕES DE ADVERTÊNCIA, COMO “DEVAGAR” OU “ATENÇÃO”; B) FAIXAS ZEBRADAS E DE RETENÇÃO, REFORÇANDO O RESPEITO À PREFERÊNCIA E À TRAVESSIA DE PEDESTRES; C) MARCAÇÃO DE CRUZAMENTO (GRADE AMARELA)”, CONFORME A RESOLUÇÃO CONTRAN Nº 906/2022, ANEXO II — SINALIZAÇÃO HORIZONTAL DE ADVERTÊNCIA.</li> <li style="text-align: justify;"><strong>1884/2025 – Subtenente Macedo</strong> - REALIZAR A MUDANÇA DE TEMPORIZAÇÃO SEMAFÓRICA, PARA 4 (QUATRO) TEMPOS, DO SEMÁFORO INSTALADO NA RUA: EDMUNDO MERCER ESQUINA COM A PERIMETRAL PRESIDENTE TANCREDO DE ALMEIDA NEVES, NO CENTRO. (CROQUI EM ANEXO).</li> <li style="text-align: justify;"><strong>1885/2025 – Bina</strong> – REALIZAR A INSTALAÇÃO DE UMA FAIXA ELEVADA NA RUA SANTA CRUZ ESQUINA COM A TRAVESSA FLORIANO, JARDIM FLÓRIDA.</li> <li style="text-align: justify;"><strong>1886/2025 – Bina</strong> - REALIZAR A INSTALAÇÃO DE UMA FAIXA ELEVADA NA RUA ALFEU TEODORO DE OLIVEIRA ENTRE AS RUAS MOGNO E ANGELIN, NO JARDIM FLORA IV, EM FRENTE À PRAÇA MANECO DA FARMÁCIA.</li> <li style="text-align: justify;"><strong>1887/2025 – Bina</strong> - REALIZAR A INSTALAÇÃO DE UMA FAIXA ELEVADA NA RUA CARVALHO ENTRE AS RUAS ALFEU TEODORO DE OLIVEIRA E PEDRO MASSARETO, NO JARDIM FLORA II.</li> <li style="text-align: justify;"><strong>1888/2025 – Bina</strong> - REALIZAR A INSTALAÇÃO DE SINALIZAÇÃO VERTICAL DE PROIBIDO VIRAR A ESQUERDA, NA RUA DAVID PERDONCINI ESQUINA COM A AVENIDA ARMELINDO TROMBINI, JARDIM FRANCISCO FERREIRA ALBUQUERQUE.</li> <li style="text-align: justify;"><strong>1889/2025 – Bina</strong> - FAZER A INSTALAÇÃO DE UMA DA CAIXA DE CONTENÇÃO (BUEIRO), NA RUA ALAMEDA JOSÉ GURGEL, ENTRE AS RUAS FLOR DE PITANGA E DOS BURITIS, NO JARDIM BOTÂNICO I.</li> </ul>
5° - OFÍCIO(S) RECEBIDO(S) DO PODER LEGISLATIVO
<p>Não há.</p>
6° - COMUNICADOS
<p>Não há.</p>
7° - TRIBUNA LIVRE
<p>Não há inscritos.</p>
8º - MATERIAS APRECIADAS PELA COMISSÃO PERMANENTE DE FINANÇAS E ORÇAMENTO
<p>Não há.</p>