Resumo (13ª Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 19ª Legislatura)

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Identificação Básica
Tipo de Sessão: Ordinária
Abertura: 26/05/2025 - 09:00
Encerramento: 26/05/2025 - 11:18



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Mesa Diretora
Presidente: JADIR SOARES (PEPITA) / CIDADANIA
1º Vice-Presidente: PROFESSOR GERALDO / MDB
2º Vice-Presidente: ELVIRA LIMA / CIDADANIA
1º Secretário: TIÃO DO KARATE / PP



Lista de Presença na Sessão
EDILSON MARTINS / CIDADANIA
ELIANE DO CAFÉ / PL
ELVIRA LIMA / CIDADANIA
ESCRIVÃO PARMA / PSD
HÉLIO HG / REPUBLICANOS
JADIR SOARES (PEPITA) / CIDADANIA
MARCIO BERBET / PSD
MARCIO MORAES / PSD
PROFESSOR GERALDO / MDB
SIDNEI JARDIM / CIDADANIA
SUBTENENTE MACEDO / PRD
TIÃO DO KARATE / PP
TIO LECO / PP






Expedientes
1° - DISCUSSÃO E VOTAÇÃO DA(S) ATA(S) DA(S) SESSÃO(ÕES) ANTERIOR(ES):

ATAS DAS 11ª E 12ª SESSÕES ORDINÁRIAS APROVADAS POR UNANIMIDADE.

2° - EXPEDIENTES RECEBIDOS DO PODER EXECUTIVO:

  • PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 02/2025 – EXECUTIVO MUNICIPAL – ALTERA O ANEXO VI DA LEI COMPLEMENTAR N° 62, DE 03 DE ABRIL DE 2020, QUE DISPÕE SOBRE O ZONEAMENTO DE USO E OCUPAÇÃO DO SOLO URBANO E RURAL DO MUNICÍPIO DE CAMPO MOURÃO, DISPOSITIVO DA LEI COMPLEMENTAR Nº 34, DE 17 DE JUNHO DE 2015, QUE DISPÕE SOBRE O PARCELAMENTO DO SOLO PARA FINS URBANOS DO MUNICÍPIO DE CAMPO MOURÃO, E REVOGA A LEI COMPLEMENTAR 84, DE 20 DE DEZEMBRO DE 2024.
  • PROJETO DE LEI Nº 67/2025 – EXECUTIVO MUNICIPAL – ACRESCE DISPOSITIVOS À LEI Nº 3.953, DE 10 DE AGOSTO DE 2018, QUE DENOMINA OS LOGRADOUROS DO JARDIM VICTÓRIA, E REVOGA A LEI Nº 4.825, DE 20 DE DEZEMBRO DE 2024.
  • PROJETO DE LEI Nº 68/2025 – EXECUTIVO MUNICIPAL - AUTORIZA O PODER EXECUTIVO A ABRIR CRÉDITO ADICIONAL ESPECIAL NO ORÇAMENTO DO MUNICÍPIO, COM BASE EM ANULAÇÃO PARCIAL DE DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA, NO VALOR DE R$ 8.956,78 (OITO MIL, NOVECENTOS E CINQUENTA E SEIS REAIS E SETENTA E OITO CENTAVOS), NA FORMA EM QUE ESPECIFICA ABAIXO. (TEM POR OBJETIVO POSSIBILITAR A CONTRATAÇÃO DE UM ESTAGIÁRIO PARA AUXILIAR NAS ATIVIDADES DA OUVIDORIA-GERAL DA COORDENAÇÃO-GERAL DO MUNICÍPIO).
  • PROJETO DE LEI Nº 81/2025 – EXECUTIVO MUNICIPAL – AUTORIZA O PODER EXECUTIVO A ABRIR CRÉDITO ADICIONAL ESPECIAL NO ORÇAMENTO DO MUNICÍPIO, COM BASE EM ANULAÇÃO PARCIAL DE DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA, NO VALOR DE R$ 47.000,00 (QUARENTA E SETE MIL REAIS), NA FORMA EM QUE ESPECIFICA ABAIXO. (TEM POR OBJETIVO A CONTRATAÇÃO DE DOIS ORIENTADORES SOCIAIS EFETIVOS PARA ATUAREM NA DIVISÃO DE CADASTRO ÚNICO NAS UNIDADES DOS CRAS).
  • PROJETO DE LEI Nº 82/2025 – EXECUTIVO MUNICIPAL – AUTORIZA O PODER EXECUTIVO A ABRIR CRÉDITO ADICIONAL SUPLEMENTAR NO ORÇAMENTO DO MUNICÍPIO, COM BASE EM ANULAÇÃO PARCIAL DE DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA, NO VALOR DE R$ 2.041.053,91 (DOIS MILHÕES E QUARENTA E UM MIL E CINQUENTA E TRÊS REAIS E NOVENTA E UM CENTAVOS), NA FORMA EM QUE ESPECIFICA ABAIXO. (TEM POR OBJETIVO O PAGAMENTO DOS SERVIÇOS MÉDICOS PRESTADOS PELO CISCOMCAM E PAGAMENTO DOS SERVIÇOS TERCEIRIZADOS (RECEPCIONISTA E ZELADORIA) DAS UNIDADES DE SAÚDE, DA UPA E DO PRONTO ATENDIMENTO P.A

 

OFÍCIOS DO SENHOR PREFEITO, EM RESPOSTA AOS REQUERIMENTOS. (art. 80, inciso III do Regimento).

  • Prot. Nº 24.160/2025 - Ofício n.º 68/2025 – GAPRE - Responde ao Requerimento nº 101/2025 do Vereador Sidnei Jardim – Solicitando informações sobre a construção de casas populares no distrito administrativo de Piquirivaí: - O distrito administrativo de Piquirivaí está passando por uma crescente demanda na área de moradia, principalmente para pessoas de baixa renda, o que torna muito difícil o acesso a construção da casa própria. Existe por parte da municipalidade projeto para a construção de casas populares para o distrito administrativo de Piquirivaí? Seria possível essa construção? Se sim, de que forma irão realizar este trabalho? RESPOSTA: Venho, por meio desta, apresentar as devidas informações, conforme segue: 1. Não há, no momento, projeto de implantação de empreendimento habitacional para o Distrito de Piquirivaí. 2. Salienta-se, contudo, que a Prefeitura de Campo Mourão, por meio de seu setor de Habitação vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social, está em processo de estruturação da política municipal de habitação de interesse social, de modo que a demanda apresentada será considerada nos estudos em andamento, com a busca por recursos e parcerias junto aos Governos Estadual e Federal para a implementação de casas populares no Distrito de Piquiravaí. Por fim, agradecemos o comprometimento dos Vereadores com as questões do Município e com o bem-estar da população, de modo que reiteramos a disposição deste Executivo para dialogar e trabalhar em conjunto, sempre com o intuito de promover o bem comum à nossa cidade.
  • Prot. Nº 24.162/2025 - Ofício n.º 69/2025 – GAPRE - Responde ao Requerimento nº 136/2025 do Vereador Marcio Berbet – Solicitando para que informe, através da secretaria competente, afim de esclarecimento público: a) Em relação ao processo de expansão da rede de iluminação pública com a instalação de lâmpadas de led, qual o percentual executado em nossa cidade? b) A Copel está sendo informada sobre os percentuais executados? c) Informe, em qual fase se encontra o processo de instalação da “usina solar” para próprios públicos e se irá impactar na redução de taxas para a população? RESPOSTA: Venho, por meio desta, apresentar as devidas informações, conforme segue: 1. O processo de expansão da rede de iluminação pública por meio da substituição por lâmpadas de LED já foi integralmente concluído em nosso município, alcançando 100% de execução. 2. A COPEL foi devidamente informada sobre os percentuais executados, conforme o andamento do projeto. 3. No que se refere à instalação de uma “Usina Solar”, até o presente momento não foram realizados estudos técnicos para a viabilidade da implantação do referido sistema. Consequentemente, não há, por ora, previsão de impacto direto na redução de tarifas ou taxas para a população. Por fim, agradecemos o comprometimento dos Vereadores com as questões do Município e com o bem-estar da população, de modo que reiteramos a disposição deste Executivo para dialogar e trabalhar em conjunto, sempre com o intuito de promover o bem comum à nossa cidade.
  • Prot. Nº 24.163/2025 - Ofício n.º 70/2025 – GAPRE - Responde ao Requerimento nº 102/2025 do Vereador Hélio HG. – Solicitando as seguintes informações para fins de esclarecimento público, considerando o município, ofertar o transporte escolar através da Empresa Embracol aos alunos da rede municipal e da rede estadual de ensino de nossa cidade. Os ônibus que realizam o transporte escolar contam com ar condicionado? Caso não tiver o sistema de ar condicionado, qual a possibilidade do Poder Executivo, estar exigindo da empresa que oferte este item nos ônibus escolares? RESPOSTA: Venho, por meio desta, apresentar as devidas informações, conforme segue: 1. Os ônibus atualmente em operação não possuem sistema de ar-condicionado. 2. O processo de contratação da empresa prestadora do serviço teve início em 2023 e, à época, o termo de referência não contemplou a exigência de climatização como critério obrigatório. No entanto, a Secretaria Municipal de Educação, sensível à importância do bem-estar dos alunos, especialmente em dias de altas temperaturas, encaminhou em 2024 o Ofício nº 71/2024 à empresa contratada, solicitando estudo sobre os custos e impactos da instalação de ar-condicionado, com prioridade nos veículos utilizados pela APAE. 3. Em resposta, a empresa manifestou que a instalação de equipamentos que não sejam de fábrica mostrou-se ineficaz e de alta manutenção, o que poderia comprometer a regularidade do serviço. Foram também avaliadas alternativas como ventiladores e aberturas adicionais nos veículos, mas ambas apresentaram riscos ou interferências na segurança das crianças e na engenharia dos veículos. 4. Por fim, destacamos que o Poder Executivo está atento à relevância do tema e compromete-se a avaliar soluções que possam melhorar as condições de conforto térmico dos estudantes durante o transporte escolar. Por fim, agradecemos o comprometimento dos Vereadores com as questões do Município e com o bem-estar da população, de modo que reiteramos a disposição deste Executivo para dialogar e trabalhar em conjunto, sempre com o intuito de promover o bem comum à nossa cidade.
  • Prot. Nº 24.165/2025 - Ofício n.º 70/2025 – GAPRE - Responde ao Requerimento nº 138/2025 do Vereador Marcio Berbet – Solicitando para que informe, através da secretaria competente, afim de esclarecimento público: a) O Instituto Visão Solidária (franquia situada em nosso município), possui um projeto conhecido como “Criança de Visão”, a iniciativa fornece exames de oftalmologia e doação de óculos gratuito as crianças. Em relação ao projeto “Criança de Visão”, o instituto, quer firmar parceria com o município de Campo Mourão, em especial a rede de ensino pública municipal. Nesse raciocínio o Poder Executivo através da secretaria competente possui interesse no projeto? b) Informe qual procedimento adequado para o Instituto Visão Solidária firmar parceria com o município de forma gratuita, para fornecer exames de oftalmologia e doação de óculos gratuito as crianças da rede de ensino pública municipal? RESPOSTA: Venho, por meio desta, apresentar as devidas informações, conforme segue: 1. A proposta é considerada válida e de grande relevância social, razão pela qual o Município manifesta, desde já, interesse na sua possível implementação. Contudo, é necessário destacar que a viabilidade técnica e jurídica da parceria precisa ser previamente analisada, à luz das normas aplicáveis, em especial aquelas que regem a formalização de parcerias com entes privados e as normas sanitárias, a fim de garantir a legalidade e a efetividade da iniciativa no âmbito da Administração Pública Municipal. 2. Quanto ao procedimento necessário para a eventual formalização da parceria, orienta-se que a entidade interessada protocole um pedido junto ao Município, endereçado à Secretaria Municipal de Saúde, que ficará responsável por fornecer as orientações técnicas necessárias a respeito da viabilidade da parceria. Após essa etapa, e estando preenchidos os requisitos legais, será avaliada a possibilidade de abertura de processo de credenciamento para viabilizar a execução do projeto. Por fim, agradecemos o comprometimento dos Vereadores com as questões do Município e com o bem-estar da população, de modo que reiteramos a disposição deste Executivo para dialogar e trabalhar em conjunto, sempre com o intuito de promover o bem comum à nossa cidade.
  • Prot. Nº 24.167/2025 - Ofício n.º 73/2025 – GAPRE - Responde ao Requerimento nº 137/2025 do Vereador Marcio Berbet – Solicitando para que informe, através da secretaria competente, afim de esclarecimento público: - Considerando o grande número de reclamações quanto aos atendimentos na área da saúde em relação as especialidades; - Considerando a demora no atendimento dos pacientes; a) Quais são as áreas das especialidades médicas que possuem maior atendimento? b) Quais as dificuldades encontradas para contratação e execução das especialidades médicas com maiores fila de espera? c) Qual o plano para solução do referido problema? requer-se ainda: a) Cópia dos registros da ouvidoria da secretaria de saúde dos anos de 2023 e 2024; b) Cópia atualizada da lista de atendimento e espera nas especialidades? RESPOSTA: Venho, por meio desta, apresentar as devidas informações, conforme segue: 1. As especialidades que concentram maior volume de atendimentos no Município são, respectivamente: fisioterapia, exames radiológicos e de imagem, ortopedia, oftalmologia, psicologia, cirurgia geral e otorrinolaringologia. 2. A gestão do acesso e agendamento das especialidades enfrenta entraves relacionados a fatores geográficos, à complexidade técnica das áreas, à escassez de profissionais habilitados e à limitação dos valores pactuados com o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Comcam (CIS-Comcam), parceiro regional estratégico. 3. A administração municipal vem adotando uma série de ações articuladas e sistematizadas, dentre as quais se destacam: o fortalecimento da articulação com o CIS-Comcam; a captação de novos profissionais de saúde; o aumento da oferta de serviços especializados já existentes; e o credenciamento de novos prestadores nas especialidades consideradas como de “vazio assistencial”, ou seja, com baixa cobertura e alta demanda. Adicionalmente, estão sendo implementadas melhorias tecnológicas, como o aplicativo “Cidadão Mourãoense”, a publicidade das listas de espera, reformulação de protocolos e ações para ampliação do acesso de forma universal, equitativa e integral. 4. Importa ainda mencionar que parte das dificuldades enfrentadas decorre de fatores externos à administração, como a alta taxa de faltas dos pacientes aos atendimentos agendados (absenteísmo), extravio de documentos, e a dificuldade de contato com os munícipes, mesmo com os mecanismos tecnológicos já implantados. Por fim, agradecemos o comprometimento dos Vereadores com as questões do Município e com o bem-estar da população, de modo que reiteramos a disposição deste Executivo para dialogar e trabalhar em conjunto, sempre com o intuito de promover o bem comum à nossa cidade.

3° - EXPEDIENTES RECEBIDOS DE TERCEIROS:

EXPEDIENTE RECEBIDO DE TERCEIRO, CUJA CÓPIA FOI ENCAMINHADA AO VEREADOR INTERESSADO, EM TEMPO HÁBIL E SE ENCONTRA À DISPOSIÇÃO NO DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS ADMINISTRATIVOS. (ART. 80, Inciso III, do Regimento).

  • Prot. Nº 23.773/2025 – Ofício nº 40/2025 – CORPO DE BOMBEIROS - Militar do Paraná – Responde ao Requerimento nº 120/2025 do Vereador Marcio Berbet - Solicitando seja esclarecido sobre acidentes ocorridos na Rua Antônio Vargas Netto no Jardim Modelo com ligação ao Conjunto Habitacional Milton de Paula Walter: - Quantos acidentes foram atendidos nessa localidade no ano de 2024 e até o momento de 2025? - Quais foram os meios de locomoções envolvidos? - Quais foram as causas dos acidentes? RESPOSTA: Em resposta ao ofício enviado a esta companhia de Bombeiros, segue a seguinte informação: No ano de 2025 houve apenas 1 (um) atendimento registrado por essa OBM no logradouro indicado no ofício, conforme relatório em anexo. Aproveito o ensejo para elevar votos de estima e consideração'
     

PRESTAÇÃO DE CONTAS RECEBIDAS DAS SEGUINTES ENTIDADES: (art. 80, inciso III do Regimento)

  • Prot. Nº 22.108/2025 – Associação dos Protetores de Animais Independentes – PAIS - Relatório de atividades e a Prestação de contas desenvolvidos em nosso Município no ano de 2023/2024.
  • Prot. Nº 22.920/2025 – Centro Municipal de Educação Infantil Mundo Encantado - Prestações de Contas do ano de 2024 referente a verba do PDDE, APPE e Educação Conectada.

 

TEMOS OFÍCIOS DO MINISTÉRIO DA SAÚDE – SECRETARIA EXECUTIVA – FUNDO NACIONAL DE SAÚDE, INFORMANDO A LIBERAÇÃO DE RECURSOS FINANCEIROS PARA NOSSO MUNICÍPIO: (art. 80, inciso III do Regimento).

  • Protocolo Nº 23.550/2025.

4° - PROPOSIÇÕES APRESENTADAS PELOS SENHORES VEREADORES:

  • PROJETO DE LEI Nº 59/2025 – Edilson Martins – DISPÕE SOBRE A CONCESSÃO DE PRIORIDADE NO AGENDAMENTO DE CONSULTAS DERMATOLÓGICAS E ACOMPANHAMENTO PSICOLÓGICO A PACIENTES COM DETERMINADAS CONDIÇÕES DE PELE NO MUNICÍPIO DE CAMPO MOURÃO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
  • PROJETO DE LEI Nº 60/2025 – Edilson Martins - DISPÕE SOBRE O PRAZO PARA ENTREGA DE PRONTUÁRIO MÉDICO AOS PACIENTES QUE O SOLICITAREM, NO ÂMBITO DA REDE MUNICIPAL DE SAÚDE DE CAMPO MOURÃO, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
  • PROJETO DE LEI Nº 61/2025 – Eliane do Café - INSTITUI A “SEMANA DA SEGURANÇA DIGITAL” NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPO MOURÃO.
  • PROJETO DE LEI Nº 66/2025 – Escrivão Parma - INSTITUI A CAMPANHA JANEIRO BRANCO, DEDICADA À CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SAÚDE MENTAL E EMOCIONAL.
  • PROJETO DE LEI Nº 69/2025 – Marcio Berbet - REGULAMENTA A EXECUÇÃO DE MÚSICA AO VIVO OU POR QUALQUER SISTEMA DE AMPLIAÇÃO MECÂNICA DO SOM, POR BARES, LANCHONETES, RESTAURANTES, PIZZARIAS, CANTINAS, DANCETERIAS, PUBS E SIMILARES.  NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE CAMPO MOURÃO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
  • PROJETO DE LEI Nº 70/2025 – Subtenente Macedo - DISPÕE SOBRE APLICAÇÃO DE MULTA E SANÇÃO ADMINISTRATIVA A QUEM PRATICAR INVASÃO CONTRA PROPRIEDADE PÚBLICA OU PRIVADA NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE CAMPO MOURÃO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
  • PROJETO DE LEI Nº 71/2025 – Marcio Berbet - ACRESCENTA DISPOSITIVO A LEI Nº 4.231, DE 13 DE OUTUBRO DE 2021, QUE “DENOMINA LOGRADOUROS DO LOTEAMENTO “JARDIM IMPERIAL I E II”, DA PLANTA GERAL DO MUNICÍPIO DE CAMPO MOURÃO, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCAS.
  • PROJETO DE LEI Nº 72/2025 – Marcio Berbet - ALTERA E ACRESCENTA DISPOSITIVOS A LEI Nº 4.586, DE 01 DE DEZEMBRO DE 2023 QUE “DISPÕE SOBRE A GARANTIA DO DIREITO DE PRIORIDADE DE MATRÍCULA DE IRMÃOS NA MESMA UNIDADE ESCOLAR DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CAMPO MOURÃO, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”.
  • PROJETO DE LEI Nº 73/2025 – Escrivão Parma - DECLARA DE UTILIDADE PÚBLICA O GRANDE CONSELHO DA ORDEM DEMOLAY PARA O ESTADO DO PARANA - GCEPR.
  • PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 01/2025 – Tio Leco – ACRESCE DISPOSITIVOS À LEI COMPLEMENTAR Nº 14 DE NOVEMBRO DE 2006 QUE ‘”REVOGA AS LEIS 005/97 E 011/2005 E INSTITUI, EM CAMPO MOURÃO, O NOVO CÓDIGO MUNICIPAL DE LIMPEZA URBANA”.
  • INDICAÇÃO LEGISLATIVA Nº 30/2025 – Marcio Berbet – ENVIAR A ESTA CASA DE LEIS, O PROJETO DE LEI QUE: DISPÕE SOBRE A EMPRESA AMIGA DA ESCOLA – REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO – E AUTORIZA O PODER EXECUTIVO A FIRMAR PARCERIA COM EMPRESAS PRIVADAS PARA DOAÇÃO DE UNIFORME ESCOLAR NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE CAMPO MOURÃO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
  • INDICAÇÃO LEGISLATIVA Nº 31/2025 – Marcio Berbet – ENVIAR A ESTA CASA DE LEIS, O PROJETO DE LEI QUE: INSTITUI O PROGRAMA MUNICIPAL DE IDENTIFICAÇÃO PRECOCE E APOIO EDUCACIONAL A ESTUDANTES COM SUSPEITA DE TDAH E TEA, NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE CAMPO MOURÃO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

 

INDICAÇÕES (ARTIGO 129 DO REGIMENTO INTERNO):

  • 702/2025 - Eliane do Café - PROVIDENCIAR A CONSTRUÇÃO DE UM CENTRO-DIA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, A SER CONSTRUÍDO NA REGIÃO DO GRANDE LAR PARANÁ, VISANDO ATENDER AS DEMANDAS DA COMUNIDADE LOCAL E DAS REGIÕES PRÓXIMAS.
  • 858/2025 - Marcio Moraes – REALIZAR A TROCA DA TAMPA DA BOCA DE LOBO NA RUA DOS PIONEIROS, FRENTE AO Nº 789, ENTRE A RUA HIGIENÓPOLIS E RUA DR. NELSON BITTENCOURT PRADO NO JARDIM LAR PARANÁ.
  • 860/2025 - Marcio Moraes - REALIZAR A REFORMA DA QUADRA DE ESPORTES LOCALIZADA NA COMUNIDADE RURAL ALTO ALEGRE, ESPECIALMENTE A REFORMA DO PISO, INSTALAÇÃO DE: ALAMBRADOS, TRAVES PARA FUTEBOL DE SALÃO COM REDES, TABELA PARA BASQUETE COM ARO E ILUMINAÇÃO.
  • 861/2025 - Escrivão Parma - VIABILIZAR E IMPLANTAR OS PROJETOS DO GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ DE COZINHAS/PANIFICADORAS COMUNITÁRIAS, HORTAS COMUNITÁRIAS URBANAS E PERIURBANAS, CENTRAIS PÚBLICAS DE RECEBIMENTO E DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOS, FEIRAS, E EQUIPAMENTOS PÚBLICOS DE SEGURANÇA ALIMENTAR.
  • 862/2025 - Escrivão Parma - ADOTAR AS MEDIDAS NECESSÁRIAS PARA ORIENTAR, APOIAR, INTERMEDIAR E, SE NECESSÁRIO, CEDER OU DOAR ESPAÇO FÍSICO PARA A ADESÃO DE ENTIDADES LOCAIS AO PROGRAMA COZINHA SOLIDÁRIA, DO MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO E ASSISTÊNCIA SOCIAL, FAMÍLIA E COMBATE À FOME (MDS), DISPONÍVEL NO SITE WWW.GOV.BR/MDS/PTBR/ACOES-E-PROGRAMAS/ACESSO-A-ALIMENTOS-E-A-AGUA/PROGRAMA-COZINHASOLIDARIA.
  • 863/2025 - Eliane do Café – REALIZAR A DESIGNAÇÃO DE MAIS UM AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE PARA A UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE BENEDITA PEREIRA DUARTE (MODELO), LOCALIZADO NA RUA ANA TEODORO DE LIMA, Nº 681 – JARDIM MODELO, NESTE MUNICÍPIO.
  • 864/2025 - Eliane do Café – REALIZAR A LIMPEZA DO PASSEIO PÚBLICO, COM O CORTE DA VEGETAÇÃO NA CALÇADA DA RUA DUQUE DE CAXIAS, AO LADO DO N°334, ENTRE AS RUAS MÁRIO CASTALDELLI E DOM JAIME LUIZ COELHO, JARDIM LAR PARANÁ, CONFORME ANEXO.
  • 865/2025 - Jadir Soares Pepita - INSTALAR ILUMINAÇÃO NO CAMPO DE FUTEBOL LOCALIZADO NA COMUNIDADE RURAL DO KM 128.
  • 866/2025 - Marcio Moraes – REALIZAR A INSTALAÇÃO DE ILUMINAÇÃO COM SENSOR NOTURNO NAS PROXIMIDADES DA SEDE DA ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DA COMUNIDADE BARREIRO DAS FRUTAS.
  • 867/2025 - Marcio Moraes - REALIZAR A INSTALAÇÃO DE ILUMINAÇÃO COM SENSOR NOTURNO NAS PROXIMIDADES DA SEDE DA ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DA COMUNIDADE RURAL ALTO ALEGRE.
  • 868/2025 - Marcio Moraes - REALIZAR A INSTALAÇÃO DE ILUMINAÇÃO COM SENSOR NOTURNO NAS PROXIMIDADES DA SEDE DA ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DA COMUNIDADE RURAL SÃO BENEDITO.
  • 870/2025 - – Eliane do Café – REALIZAR RECAPEAMENTO ASFÁLTICO DA RUA SANTA CATARINA, ENTRE A RUA ARARAS E RUA VEREADOR VALDOMIRO CILIÃO DE ARAÚJO, NO JARDIM GUTIERREZ.
  • 871/2025 - Eliane do Café – COLOCAR A GRELHA E A TROCA DA TAMPA DA BOCA DE LOBO LOCALIZADO NA RUA SÃO JOSÉ, AO LADO DO N°3256, ENTRE A AVENIDA JOÃO BATISTA SALVADORI E RUA PROFESSOR ALEX DENKER, NO BAIRRO CIDADE ALTA II, DESTE MUNICÍPIO.
  • 872/2025 - Eliane do Café – REALIZAR ROÇADA E LIMPEZA DA CALÇADA NA RUA  DR. NELSON BITTENCOURT PRADO, AO LADO N°221, ENTRE AS RUAS DOM JAIME LUIZ COELHO E SHUHEI UETSUKA NO JARDIM LAR PARANÁ, NESTE MUNICÍPIO.
  • 873/2025 - Professor Geraldo - REALIZAR A IMPLANTAÇÃO E SINALIZAÇÃO DE “ÁREA DE EMBARQUE/DESEMBARQUE” E “VAGA EXCLUSIVA DE AMBULÂNCIA”, NA AVENIDA MANOEL MENDES DE CAMARGO, ENTRE AS RUAS ROBERTO BRZEZINSKI E PREFEITO DEVETE DE PAULA XAVIER (EM FRENTE AO HOSPITAL PRONTO SOCORRO CENTRER CLÍNICAS) E NA RUA ROBERTO BRZEZINSKI, ESQUINA COM A AVENIDA MANOEL MENDES DE CAMARGO, ENTRE AS AVENIDAS MANOEL MENDES DE CAMARGO E GOIOERÊ, ONDE ESTÁ LOCALIZADA A “ORTOCAMP (ANEXO AO HOSPITAL PRONTO SOCORRO CENTER CLÍNICAS)”.
  • 874/2025 - Eliane do Café – REALIZAR A LIMPEZA DO PASSEIO PÚBLICO, COM O CORTE DA VEGETAÇÃO NA CALÇADA DA RUA DO LAZER, ENTRE A AVENIDA DOS LAGOS E RUA DAS FLORES, EM FRENTE AO MURO LATERAL DO CENTRO DE CONVIVÊNCIA DO TROPICAL, JARDIM TROPICAL II.
  • 876/2025 - Eliane do Café – REALIZAR A PERFURAÇÃO DE UM POÇO ARTESIANO NA COMUNIDADE SALTINHO, NA ESTRADA PARA O SALTINHO, PRÓXIMO A CAPELA NOSSA SENHORA APARECIDA.
  • 877/2025 - Hélio HG - REALIZAR A PODA DAS ÁRVORES PRÓXIMO AO SEMÁFORO, LOCALIZADO DA RUA EULÁLIA CARNEIRO DE CAMPOS, CRUZAMENTO COM A PERIMETRAL PRESIDENTE TANCREDO DE ALMEIDA NEVES, NO JARDIM ALVORADA.
  • 878/2025 - Escrivão Parma – REALIZAR A DOAÇÃO AO ESTADO DO PARANÁ DO TERRENO CEDIDO POR MEIO DO DECRETO Nº 11.146, DE 26 DE JUNHO DE 2024, COM O OBJETIVO DE INSTALAR/CONSTRUIR A NOVA SEDE DA POLÍCIA CIENTÍFICA.
  • 879/2025 - Escrivão Parma - ENVIDAR ESFORÇOS PARA A REFORMA DO MONUMENTO RELÓGIO DO SOL, LOCALIZADO NO TREVO ENTRE AS RODOVIAS A BR-369 E BR 487, DE CAMPO MOURÃO.
  • 880/2025 - Eliane do Café – REALIZAR A LIMPEZA DO PASSEIO PÚBLICO, COM O CORTE DA VEGETAÇÃO NA CALÇADA DA AVENIDA DOS LAGOS ENTRE AS RUAS SANTA RITA E IPANEMA, AO LADO DO N°524, JARDIM TROPICAL II.
  • 881/2025 - Eliane do Café – REALIZAR A NOTIFICAÇÃO DE LIMPEZA DO TERRENO LOCALIZADO NA AVENIDA DOS LAGOS, AO LADO DO NÚMERO 524, ENTRE AS RUAS SANTA RITA E IPANEMA, NO JARDIM TROPICAL II.
  • 882/2025 - Eliane do Café – REALIZAR A LIMPEZA E A TROCA DAS TAMPAS DAS BOCAS DE LOBOS NA AVENIDA PRESIDENTE JOHN KENNEDY, NO CANTEIRO CENTRAL, ENTRE A RUA DOS TUCANOS E A RUA JURITI, NO CONJUNTO HABITACIONAL DR. MILTON LUIZ PEREIRA.
  • 883/2025 -  Tio Leco - REALIZAR UMA REVITALIZAÇÃO NO PARQUE INDUSTRIAL I - AUGUSTO TEZELLI FILHO, COMO A PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA, CONSTRUÇÃO DE MEIO-FIO, GALERIAS PLUVIAIS, BOCAS DE LOBO DAS SEGUINTES RUAS: RUA ELOY MACIEL INICIANDO NO TRECHO SEM ASFALTO NA ALTURA DA PROPRIEDADE DE Nº 152 ENTRE A RUA HÉLIO GERMANO EICKHOFF E JOAQUIM ELIAS NETTO; RUA LEONEL SONSIN ENTRE A RUA ELOY MACIEL E VIA DO TRABALHADOR; RUA DOS GAÚCHOS ENTRE A RUA ELOY MACIEL E AVENIDA JOÃO RIBEIRO HAENISCH; RUA JOAQUIM ELIAS NETTO ENTRE AS RUAS DOS GAÚCHOS E ELOY MACIEL; RUA BALMENHA WÜRZIUS TROMBINI ENTRE A RUA ELOY MACIEL E AVENIDA JOÃO RIBEIRO HAENISCH; AVENIDA JOÃO RIBEIRO HAENISCH ENTRE AS RUAS INGRACIA RIBEIRO GARCIA E DOS GAÚCHOS; VIA DO TRABALHADOR INICIANDO NO TRECHO SEM ASFALTO APÓS A ENTRADA SECUNDARIA QUE DÁ ACESSO AO PARQUE INDUSTRIAL ENTRE RUA LEONEL SONSIN E DOS GAÚCHOS.
  • 884/2025 - Hélio HG – REALIZAR LIMPEZA (ROÇADA) DA ÁREA INSTITUCIONAL LOCALIZADA NA RUA PEDRO GUILHERME CAVALLI, 431 ENTRE A RUA FRANCISCO PREISNER E RUA LAURO DE OLIVEIRA SOUZA – CONJUNTO MÁRIO FIGUEIREDO.
  • 885/2025 - Marcio Berbet - REALIZAR CHAMAMENTO PÚBLICO PARA QUE SEJA FIRMADO PARCERIA, PARA DOAÇÃO DE ÓCULOS PARA ALUNOS DA REDE DE ENSINO PÚBLICO DO MUNICÍPIO.
  • 886/2025 - Eliane do Café – REALIZAR UM SERVIÇO DE LIMPEZA E ROÇADA DE MATO NA PRAÇA (MANECO DA FARMÁCIA), ENTRE AS RUAS PIONEIRO ALFEU TEODORO DE OLIVEIRA, MOGNO E ANGELIM, NO JARDIM FLORA IV, CONFORME IMAGEM EM ANEXO.
  • 887/2025 - Eliane do Café - REALIZAR INSTALAÇÃO DE UMA GRADE DE PROTEÇÃO (CERCA) EM TORNO DE TODA A PRAÇA (MANECO DA FARMÁCIA), ENTRE AS RUAS PIONEIRO ALFEU TEODORO DE OLIVEIRA, MOGNO E ANGELIM, NO JARDIM FLORA IV.
  • 888/2025 - Eliane do Café - REALIZAR A IMPLANTAÇÃO DE REDUTOR DE VELOCIDADE (QUEBRA-MOLAS) NA RUA PIONEIRO ALFEU TEODORO DE OLIVEIRA, ENTRE AS RUAS MOGNO E ANGELIM, PRÓXIMO AO N° 575, NO JARDIM FLORA IV.
  • 889/2025 - Eliane do Café – FAZER A OPERAÇÃO TAPA-BURACOS NA RUA CARVALHO, PRÓXIMO À ESQUINA, ENTRE A RUA PIONEIRO ALFEU TEODORO DE OLIVEIRA E RUA VALDEMAR COSTA FARIA, NO JARDIM FLORA, CONFORME ANEXO.
  • 890/2025 - Eliane do Café – REALIZAR A IMPLANTAÇÃO DE REDUTOR DE VELOCIDADE (QUEBRA-MOLAS) NA RUA CARVALHO, ENTRE A RUA PIONEIRO ALFEU TEODORO DE OLIVEIRA E RUA PEDRO MASSARETO, NO JARDIM FLORA.
  • 891/2025 - Eliane do Café – REALIZAR A NOTIFICAÇÃO DE LIMPEZA DO TERRENO LOCALIZADO NA RUA ANA TEODORO DE LIMA, AO LADO DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE BENEDITA DUARTE PEREIRA  N° 681, NO JARDIM MODELO.
  • 892/2025 - Eliane do Café – FAZER A CONSTRUÇÃO DE UM PASSEIO PÚBLICO (CALÇADA), NA RUA ANA TEODORO DE LIMA, ENTRE AS RUAS ALCIDES HAUAGGE E ANTONIO VARGAS NETTO, NO JARDIM MODELO.
  • 894/2025 - Subtenente Macedo - IMPLANTAR A SINALIZAÇÃO VERTICAL E HORIZONTAL DE ESTACIONAMENTO E PARADA DE VEÍCULOS ESCOLARES (ÁREAS DE EMBARQUE E DESEMBARQUE) EM FRENTE AO CMEI DR. MILTON LUIZ PEREIRA LOCALIZADO NA RUA: PICA-PAU, 135 – CONJUNTO HABITACIONAL DR. MILTON LUIZ PEREIRA. (CONFORME CROQUI EM ANEXO).
  • 895/2025 - Subtenente Macedo - SUGERINDO A DIRETORIA DE TRÂNSITO – DIRETRAN UM ESTUDO PARA REALIZAR SINALIZAÇÃO VERTICAL DAS ESTRADAS VICINAIS DO MUNICÍPIO INDICANDO NOME DA VIA, E IDENTIFICAÇÃO DAS COMUNIDADES LOCALIZADOS NAS VIAS E SUAS DISTÂNCIAS (CONFORME MODELOS EM ANEXO).
  • 896/2025 – Subtenente Macedo – REALIZAR ESTUDO PARA REALIZAR NO MÊS DE AGOSTO A CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO DE CICLISTAS NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO VISANDO A EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO BEM COMO INSTALAÇÃO DE EQUIPAMENTOS LUMINOSOS DE SEGURANÇA (REFLETORES, FARÓIS DIANTEIROS E LANTERNAS TRASEIRAS) NAS BICICLETAS DE ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO.
  • 897/2025 - Sidnei Jardim – REALIZAR O REFORÇO DA SEGURANÇA NO DISTRITO ADMINISTRATIVO DE PIQUIRIVAÍ, COM AS SEGUINTES MEDIDAS PARA FORTALECER A SEGURANÇA LOCAL: INSTALAÇÃO DE CÂMERAS DE MONITORAMENTO NAS ENTRADAS E SAÍDAS DO DISTRITO, VISANDO INIBIR AÇÕES CRIMINOSAS E AUXILIAR NA IDENTIFICAÇÃO DE SUSPEITOS.
  • 898/2025 – Sidnei Jardim – FAZER A NOTIFICAÇÃO AO PROPRIETÁRIO DO TERRENO LOCALIZADO NA AVENIDA GERMANO FRANCISCO RODOLFO BATHKE, ENTRE A RUA ALCIDES HAUAGGE E AVENIDA PREFEITO ANTONIO TEODORO DE OLIVEIRA, NO JARDIM SANTA CRUZ, PRÓXIMO AO IMÓVEL Nº 79.
  • 901/2025 – Sidnei Jardim -  VIABILIZAR O RECUO DA CALÇADA EXISTENTE NA FRENTE DA ESCOLA MUNICIPAL MÁRIO DE MIRANDA QUINTANA, OBJETIVANDO A RESERVA DE ESPAÇO DESTINADO EXCLUSIVAMENTE PARA ESTACIONAMENTO DE ÔNIBUS, VISANDO OFERECER MAIOR COMODIDADE A COMUNIDADE ESCOLAR DAQUELE ESTABELECIMENTO DE ENSINO.
  • 906/2025 – Sidnei Jardim -  REALIZAR A CONSTRUÇÃO DA CIDADE DA CRIANÇA, UM ESPAÇO VOLTADO PARA O LAZER, RECREAÇÃO E DESENVOLVIMENTO INFANTIL, DESTINADO ÀS CRIANÇAS DO MUNICÍPIO E REGIÃO.

5° - OFÍCIO(S) RECEBIDO(S) DO PODER LEGISLATIVO:

Não há.

6° - COMUNICADOS:

COMUNICAMOS QUE AS PRESTAÇÕES DE CONTAS E DEMAIS DEMONSTRATIVOS FINANCEIROS ABAIXO RELACIONADOS, FORAM APRECIADOS CONCLUSIVAMENTE PELA COMISSÃO PERMANENTE DE FINANÇAS E ORÇAMENTO E RECEBERAM PARECERES FAVORÁVEIS:

  • Prot. Nº 11.353/2025 – Associação de Tênis de Mesa de Campo Mourão - Prestação de contas, informando que no Ano 2024, não houve repasse de verba pública e não foi apresentado nenhuma Prestação de Conta.
  • Prot. Nº 11.354/2025 – APMF Colégio Estadual Marechal Rondon - Prestação de contas, informando que no Ano 2024, não houve repasse de verba pública e não foi apresentado nenhuma Prestação de Conta.
  • Prot. Nº 11.339/2025 – SONIBRAM Sociedade Nipo Brasileira de Campo Mourão - Prestações de Contas dos Recursos Financeiros oriundos através da "Lei de incentivo ao Esporte", referente ao ano de 2023.
  • Prot. Nº 11.336/2025 – Associação Desportiva Asa Leste – ADAL - Prestações de contas dos recursos oriundos a Lei de incentivo ao Esporte do ano de 2024, dos seguintes projetos: Futebol Desenvolvimento Talentos (Base), Futebol Rendimento, Futsal Apae, Sanda, Vôlei de Praia, Projeto Natação, Skate, GR 2024, Paranatação e Futebol Escolar.
  • Prot. Nº 11.349/2025 – Associação de Handebol de Campo Mourão - Prestações de contas dos recursos financeiros oriundos através da "Lei de incentivo Fiscal ao Esporte", referente ao Ano de 2024. Projetos: Handebol Social; Handebol Rendimento e Handebol Feminino Futuro.
  • Prot. Nº 12.545/2025 – Associação de Moradores do Jardim Alvorada – Prestação de Contas, informando que no ano de 2024 não teve nenhuma movimentação financeira.
  • Prot. Nº 13.154/2025 – APP Escola Municipal Mário de Miranda Quintana - Demonstrativo de Receitas e Despesas dos recursos recebidos do FNDE de 2024.
  • Prot. Nº 13.637/2025 – Associação de Moradores do Jardim Santa Cruz - Prestações de Contas, informando que não realizou nenhuma movimentação financeira no ano de 2024. 
    Prot. Nº 13.765/2025 – APP Escola Municipal Monteiro Lobato - Prestação de contas dos recursos recebidos do FNDE - Programa Dinheiro Direto na Escola na Educação Conectada e Cantinho da Leitura, e PDDE Básico referente ao saldo reprogramado de 2023, bem como o valor repassado na 1ª e 2ª parcela de 2024, mais rendimentos financeiros.
  • Prot. Nº 13.840/2025 – APP Centro Municipal de Educação Infantil Ilha Bela – Relatório Financeiro do exercício de 2024 dos Recursos do programa Dinheiro Direto na Escola.
  • Prot. Nº 13.977/2025 – APP Centro Municipal de Educação Infantil Sagrada Família - Prestação de contas dos recursos recebidos do FNDE-PDDE Básico e PDDE qualidade.
  • Prot. Nº 14.065/2025 – APP Escola Municipal Constantino Lisboa de Medeiros - Prestação de contas dos recursos recebidos do FNDE – Programa Dinheiro Direto na Escola, referente ao saldo reprogramado de 2023, bem como o valor repassado na 1ª e 2ª parcela de 2024, mais rendimentos financeiros. Prestação de contas dos recursos recebidos do FNDE – Programa Dinheiro Direto na Escola na Educação Conectada e Cantinho da Leitura referente ao saldo reprogramado de 2023, bem como o valor repassado na 1ª parcela de 2024, mais rendimentos financeiros.  
  • Prot. Nº 14.097/2025 – APP Escola Municipal Professor Florestan Fernandes - Prestação de Contas, do PDDE Interativo, PDDE Estrutura, PDDE Básico.
  • Prot. Nº 14.101/2025 – ANSARA Associação Nossa Senhora Aparecida de Reabilitação Auditiva/Escola Municipal Bilíngue para Surdos Espaço Aberto – Relatório de Atividades, Resumo Financeiro, Prestações de contas dos recursos financeiros – PDDE/2024 (Programa Dinheiro Direto na Escola).
  • Prot. Nº 14.547/2025 – Associação de Moradores da Vila Cândida e Jardim Indianápolis - Prestação de Contas, informando que não realizou nenhuma movimentação financeira e nem cobra mensalidade dos moradores e não recebeu nenhum repasse financeiro dos Governos Municipal, Estadual e Federal, nos anos de 2022, 2023 e 2024. Informa ainda que vem realizando atividades anualmente em prol da comunidade.
  • Prot. Nº 14.644/2025 – Município de Campo Mourão - Prestação de Contas Municipal, da entidade acima, referente ao exercício financeiro de 2024.
  • Prot. Nº 14.720/2025 – APP Escola Municipal Manoel Bandeira - Prestação de contas dos recursos recebidos do FNDE - Programa Dinheiro Direto na Escola na Educação Conectada e Cantinho da Escola, referente ao saldo reprogramado de 2023, bem como o valor repassado na 1ª parcela de 2024, mais rendimentos financeiros.
  • Prot. Nº 15.149/2025 – APP Escola Municipal Clarinha Wencel Casimiro - Prestação de contas dos recursos recebidos do FNDE - do Programa PDDE Básico e do Programa PDDE Qualidade, referentes ao ano de 2024.  
  • Prot. Nº 15.194/2025 – APP Escola Municipal Maria do Carmo Pereira - Prestação de contas referente ao Programa Dinheiro Direto na Escola, Básico, referente ao ano de 2024.
  • Prot. Nº 15.208/2025 – Associação de Moradores da Vila Guarujá - Prestação de Contas, informando que não teve nenhuma movimentação financeira de bens durante o período de 2024.
  • Prot. Nº 15.234/2025 – APP Escola Municipal Maria do Carmo Pereira - Prestação de contas referente ao Programa Dinheiro Direto na Escola, Educação Conectada e Qualidade, referente ao ano de 2024.
  • Prot. Nº 15.254/2025 – APP Escola Municipal Maria do Carmo Pereira - Demonstrativo de Receitas e Despesas dos recursos livres, referente ao ano de 2025.
  • Prot. Nº 15.431/2025 – APP Centro Municipal de Educação Infantil Amor Perfeito - Demonstrativo de Receitas e Despesas dos recursos recebidos do FNDE de 2024.
  • Prot. Nº 15.447/2025 – APP Centro Municipal de Educação Infantil Santa Cruz - Prestações de contas dos programas PDDE Básico e PDDE Qualidade, referente ao ano de 2024.
  • Prot. Nº 15.982/2025 – Associação de Moradores do Conjunto Parque Verde - Prestação de Contas, informando que não realizou nenhuma movimentação financeira nos anos de 2023 e 2024 e realizou muitas atividades.
  • Prot. Nº 16.160/2025 – APP Escola Municipal Gurilândia - Prestação de contas dos recursos recebidos do FNDE - Programa Dinheiro Direto na Escola, PDDE Básico, referente ao valor repassado na 1ª e 2ª parcela de 2024, mais rendimentos financeiros.
  • Prot. Nº 17.143/2025 – APP Escola Municipal Paulo VI – Prestação de Contas dos recursos recebidos do FNDE – Programa Dinheiro Direto na Escola, referente ao saldo reprogramado de 2023, bem como o valor repassado na 1ª e 2ª parcela de 2024, mais rendimentos financeiros, e a Prestação de Contas do PDDE Qualidade e dos Recursos Livres.
  • Prot. Nº 17.283/2025 – APP Centro Municipal de Educação Infantil Dr. Milton Luiz Pereira - Prestação de Contas dos recursos recebidos do FNDE – Programa Dinheiro Direto na Escola, referente ao saldo reprogramado de 2023, bem como o valor repassado na 1ª e 2ª parcela de 2024, mais rendimentos financeiros.
  • Prot. Nº 17.790/2025 – Associação de membros da 3ª Igreja do Evangelho Quadrangular de Campo Mourão AMIEQ – Prestação de contas, informando que não recebeu nenhum recurso ou subvenção do Governo Municipal, Estadual ou Federal no ano de 2024. 
  • Prot. Nº 18.174/2025 – Capítulo Campo Mourão Getúlio Pereira Salerno nº 28 – Balanço Patrimonial referente ao exercício de 2022, 2023 e 2024.  
  • Prot. Nº 18.222/2025 – APPE Centro Municipal de Educação Infantil Pequenos Brilhantes – Prestações de conta do PDDE Básico, PDDE Qualidade e o Demonstrativo de Receitas e Despesas dos recursos livres da APPE. Em anexo Demonstrativo das receitas e despesas referentes ao ano de 2024. 
  • Prot. Nº 19.034/2025 – UPRESCAM União dos Presidentes e Vice Presidentes de Associações de Moradores de Campo Mourão - Prestação de contas informando que não realizou nenhuma atividade financeira no ano de 2024 e que participou de diversas atividades com as associações de moradores, entidades privadas e poder público. 
  • Prot. Nº 19.038/2025 – Associação de Moradores do Jardim Araucária, Botânico I e Il e Casali – Prestação de contas informando que no período de 2023 teve movimentação financeira, conforme balanço Patrimonial em anexo.  
  • Prot. Nº 19.042/2025 – Associação de Moradores do Jardim PIO XII - Prestação de contas informando que está sem presidente no momento e não realizou nenhuma atividade e não teve nenhuma movimentação financeira nos anos de 2023 e 2024. 
  • Prot. Nº 19.817/2025 – Associação Fenix Social - Demonstrativo de receitas e despesas referente ao exercício de 2024. 
  • Prot. Nº 20.205/2025 – APPE do CMEI Doce Magia - Demonstrativo de Receitas e Despesas dos recursos e recebidos do FNDE. 
  • Prot. Nº 20.452/2025 – APPE do CMEI Pingo de Gente - Demonstrativo de receitas e despesas referente ao exercício de 2024. 
  • Prot. Nº 20.505/2025 – CIEE – Centro de Integração Empresa Escola -   Relatório de Atividades Sociais de 2024.
  • Prot. Nº 21.008/2025 – Fundação Cultural de Campo Mourão - Relatório das atividades e atendimentos realizados no ano de 2024. 
  • Prot. Nº 21.137/2025 – Associação dos Artesãos de Campo Mourão (ARTECAM) – Prestação de contas, informando que no exercício de 2024, não houve movimentação contábil-financeira de arrecadação de recursos financeiros de incentivos públicos. RELATOR HÉLIO HG.
  • Prot. Nº 21.201/2025 – Centro de Educação Santa Rita – CEDUS - Relatório de Atividades de 2024; Balancete contábil de 2024. 
  • Prot. Nº 21.232/2025 – APP Cento Municipal de Educação Infantil Afonso Staniszewski - Prestação de contas referente ao ano de 2024 (PDDE).
  • Prot. Nº 21.558/2025 – Associação Evangélica Missão Transmundial - Prestação de contas, informando que no exercício de 2024 a presente entidade não recebeu recursos públicos municipais, estaduais e/ou federais para a realização de suas atividades.
  • Prot. Nº 21.715/2025 – Associação de Moradores dos Jardins Bandeirantes e Piacentini - Prestação de contas, informando que não realizou nenhuma movimentação financeira nos anos de 2020, 2021 ,2022,2023 e 2024 e que realizou diversas atividades com a comunidade. 

 

COMUNICAMOS QUE OS OFÍCIOS DO MINISTÉRIO DA SAÚDE – SECRETARIA EXECUTIVA – FUNDO NACIONAL DE SAÚDE, ABAIXO RELACIONADOS, FORAM APRECIADOS PELA COMISSÃO PERMANENTE DE FINANÇAS E ORÇAMENTO E RECEBERAM PARECERES FAVORÁVEIS:

  • Protocolo Nº 17.159/2025.

 

7° - TRIBUNA LIVRE:

Não há.




Matérias do Expediente
Matéria Ementa Resultado da Votação
1 - REQUERIMENTO nº 140 de 2025
Autor: TIO LECO
Número de Protocolo: 1080
REQUER à Mesa Diretiva, ouvido o Soberano Plenário, que seja remetido expediente ao DNIT - Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes: Solicito a instalação de um Semáforo ao final da Avenida Jorge Walter dando acesso Rodovia BR-487 e a entrada do “Grande Lar Paraná” (mapa em anexo).
Aprovado por unanimidade.
2 - REQUERIMENTO nº 153 de 2025
Autor: ESCRIVÃO PARMA
Número de Protocolo: 1163
sugerindo que sejam envidados os esforços necessários para viabilizar e implantar os projetos do Governo do Estado do Paraná de cozinhas/panificadoras comunitárias, hortas comunitárias urbanas e periurbanas, centrais públicas de recebimento e distribuição de alimentos, feiras, e equipamentos públicos de segurança alimentar
Aprovado por unanimidade.
3 - REQUERIMENTO nº 154 de 2025
Autor: EDILSON MARTINS
Número de Protocolo: 1166
solicitando a revisão e modificação dos procedimentos adotados para agendamento das vistorias técnicas nos imóveis onde é realizada a instalação de sistemas de energia solar fotovoltaica
Aprovado por unanimidade.
4 - REQUERIMENTO nº 155 de 2025
Autores: EDILSON MARTINS, TIO LECO
Número de Protocolo: 1173
REQUER à Mesa Diretiva, ouvido o Soberano Plenário, que seja remetido expediente a EXCELENTÍSSIMA SENHORA DEPUTADA ESTADUAL MARIA VICTORIA BORGHETTI BARROS, solicitando que seja viabilizado uma emenda para a aquisição de 10 (dez) cadeiras de rodas adaptadas especificamente para necessidade de cada atleta e para pratica de basquete.
Aprovado por unanimidade.
5 - REQUERIMENTO nº 158 de 2025
Autor: SIDNEI JARDIM
Número de Protocolo: 1221
REQUER à Mesa Diretiva, ouvido o Soberano Plenário, que seja remetido expediente ao EXCELENTÍSSIMO SENHOR PREFEITO – JOÃO DOUGLAS FABRÍCIO, solicitando informações sobre a possível cobrança pelo uso dos prédios escolares por entidades e pela comunidade, conforme disposto no Decreto nº 11.699, de 25 de março de 2025. Diante disso, solicitamos esclarecimentos sobre os seguintes pontos:
Aprovado por unanimidade.
6 - REQUERIMENTO nº 159 de 2025
Autor: SIDNEI JARDIM
Número de Protocolo: 1222
REQUER à Mesa Diretiva, ouvido o Soberano Plenário, que seja remetido expediente ao EXCELENTÍSSIMO SENHOR PREFEITO – JOÃO DOUGLAS FABRÍCIO, solicitando informações detalhadas sobre o Centro Municipal de Educação Infantil Amor Perfeito, situado na Av. Manoel Nogueira, 1622, no Jardim Lar Paraná, entre a Rua Lemos do Prado e a Rua Tamanduá, diante de denúncias de responsáveis por crianças matriculadas relatando possíveis negligências e descaso no atendimento infantil. Diante disso, solicitamos esclarecimentos sobre:
Aprovado por unanimidade.
7 - REQUERIMENTO nº 160 de 2025
Autor: SIDNEI JARDIM
Número de Protocolo: 1223
REQUER à Mesa Diretiva, ouvido o Soberano Plenário, que seja remetido expediente ao CONSELHO TUTELAR DE CAMPO MOURÃO - Susiana Vieira Bonfim, solicitando sejam tomadas providências e prestadas informações sobre o CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO – AMOR PERFEITO, situado na Av. Manoel Nogueira, 1622, no Jardim Lar Paraná, entre as Ruas Lemos do Prado e a Rua Tamanduá, diante de denúncias de responsáveis por crianças matriculadas relatando possíveis negligências e descaso no atendimento infantil. Diante disso, solicitamos esclarecimentos sobre:
Aprovado por unanimidade.
8 - REQUERIMENTO nº 161 de 2025
Autor: SIDNEI JARDIM
Número de Protocolo: 1224
REQUER à Mesa Diretiva, ouvido o Soberano Plenário, que seja remetido expediente A GERENTE REGIONAL DA COMPANHIA DE SANEAMENTO DO ESTADO DO PARANÁ - SANEPAR - CAMPO MOURÃO - SENHORA ARACELI STELA, solicitando informações detalhadas sobre a falta de água em todo o Conjunto Residencial Diamante Azul.
Aprovado por unanimidade.
9 - REQUERIMENTO nº 163 de 2025
Autor: SIDNEI JARDIM
Número de Protocolo: 1226
REQUER à Mesa Diretiva, ouvido o Soberano Plenário, que seja remetido expediente à Empresa prestadora do serviço de Transporte Coletivo Urbano - MELISSA TRANSPORTE E TURISMO – MELISSA TOUR, solicitando quepreste esclarecimentos formais sobre as condições de higiene do veículo, especialmente sobre o ocorrido na data de 06 de março de 2025, identificado um estado inadequado de limpeza no transporte coletivo urbano que faz a linha da Avenida John Kennedy até o Parque Industrial Augusto Tezelli Filho:
Aprovado por unanimidade.
10 - REQUERIMENTO nº 164 de 2025
Autor: SIDNEI JARDIM
Número de Protocolo: 1227
REQUER à Mesa Diretiva, ouvido o Soberano Plenário, que seja remetido expediente a GERENTE REGIONAL DA SANEPAR DE CAMPO MOURÃO, SRA. ARACELI ELIANE PENDIUK STELA, solicitando as seguintes informações sobre o esgoto a céu aberto localizado na Rua Antônio Vargas Netto, esquina com a Rua Professor José Roberto Rodrigues, no Jardim Modelo:
Aprovado por unanimidade.
11 - REQUERIMENTO nº 179 de 2025
Autor: MARCIO BERBET
Número de Protocolo: 1370
ao Senhor CARLOS ALBERTO GEBRIM PRETO – SECRETÁRIO DE ESTADO DA SAÚDE, com cópia ao Poder Executivo de Campo Mourão, solicitando que seja realizada a compra de 01 (um) tubo de imagem para o tomógrafo para uso do Hospital Santa Casa de Misericórdia de Campo Mourão.
Aprovado por unanimidade.
12 - REQUERIMENTO nº 180 de 2025
Autor: MARCIO BERBET
Número de Protocolo: 1371
ao DEPUTADO ALEXANDRE CURI – PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO PARANÁ, solicitando o envio de recursos para o Município de Campo Mourão, para elaboração de projetos e construção: 1. Sede do Centro Especialidades no Atendimento a Pessoas com Transtorno do Espectro Autista - AMPARA; 2. Refeitório na Escola Municipal Urupês; 3. Refeitório na Escola Municipal Parigot de Souza; 4. Alojamento feminino no Colégio Agrícola Estadual de Campo Mourão;
Aprovado por unanimidade.
13 - REQUERIMENTO nº 181 de 2025
Autor: EDILSON MARTINS
Número de Protocolo: 1372
informações e providências quanto à possibilidade de construção de um trevo de acesso na rodovia PR-558, nas imediações da Fábrica de Ração da JBS, em Campo Mourão, com o objetivo de oferecer maior segurança aos motoristas e usuários da via, diante do elevado número de acidentes registrados no local
Aprovado por unanimidade.
14 - MOÇÃO nº 5 de 2025
Autores: SUBTENENTE MACEDO, EDILSON MARTINS, ELIANE DO CAFÉ, ELVIRA LIMA, ESCRIVÃO PARMA, HÉLIO HG, JADIR SOARES (PEPITA), MARCIO BERBET, MARCIO MORAES, PROFESSOR GERALDO, SIDNEI JARDIM, TIÃO DO KARATE, TIO LECO
Número de Protocolo: 1260
REQUER à Mesa Diretiva, ouvido o Soberano Plenário que seja concedida a Moção de Congratulações ao SR.º 2º TENENTE VETERANO MARCO ANTONIO DA SILVA – “TEN. MARCO ANTONIO”, pelos 35 anos de profissão e devotamento como Policial Militar conclui assim o tempo máximo para permanência no serviço ativo, passando por várias funções como Comandante de vários destacamentos, sendo ainda pioneiro na composição da PATRULHA RURAL e do GRUPO DE OPERAÇÕES ESPECIAIS –GOE do 11º Batalhão de Policia Militar nos anos de 1997 em nossa Cidade, além de ter participado da formação de vários policiais quando trabalhou como Auxiliar da Coordenação dos Curso de Formação de Soldados das 19ª e 20ª turmas, sendo exemplo a ser seguido deixando um grande legado no 11º Batalhão de Policia Militar, desta forma ofereceu relevantes serviços prestados em prol da comunidade Mourãoense e que por força de lei passa para reserva remunerada(aposentadoria).
Aprovado por unanimidade.



Votações Nominais - Matérias do Expediente
Matéria Votos
MOÇÃO nº 5 de 2025
  • EDILSON MARTINS - Sim
  • ELIANE DO CAFÉ - Sim
  • ELVIRA LIMA - Sim
  • ESCRIVÃO PARMA - Sim
  • HÉLIO HG - Sim
  • JADIR SOARES (PEPITA) - Sim
  • MARCIO BERBET - Sim
  • MARCIO MORAES - Sim
  • PROFESSOR GERALDO - Sim
  • SIDNEI JARDIM - Sim
  • SUBTENENTE MACEDO - Sim
  • TIÃO DO KARATE - Sim
  • TIO LECO - Sim



  • Oradores do Expediente
    Parlamentar
    Discurso
    Observação
    1 - ESCRIVÃO PARMA

    2 - SIDNEI JARDIM

    3 - MARCIO BERBET




    Lista de Presença na Ordem do Dia
    EDILSON MARTINS / CIDADANIA
    ELIANE DO CAFÉ / PL
    ELVIRA LIMA / CIDADANIA
    ESCRIVÃO PARMA / PSD
    HÉLIO HG / REPUBLICANOS
    JADIR SOARES (PEPITA) / CIDADANIA
    MARCIO BERBET / PSD
    MARCIO MORAES / PSD
    PROFESSOR GERALDO / MDB
    SIDNEI JARDIM / CIDADANIA
    SUBTENENTE MACEDO / PRD
    TIÃO DO KARATE / PP
    TIO LECO / PP



    Matérias da Ordem do Dia
    Matéria Ementa Resultado da Votação
    1 - PROJETO DE LEI nº 64 de 2025
    Autor: EXECUTIVO MUNICIPAL
    Altera os Anexos da Estrutura Orçamentária da Lei nº 4714 de 02 de julho de 2024, que "Dispõe sobre as Diretrizes Orçamentárias do Município de Campo Mourão para o exercício financeiro de 2025, e dá outras providências".
    Aprovado por unanimidade.
    2 - PROJETO DE LEI nº 65 de 2025
    Autor: EXECUTIVO MUNICIPAL
    Altera os Anexos da Estrutura Orçamentária da Lei nº 4249 de 21 de dezembro de 2021, que “Dispõe sobre o Plano Plurianual – PPA do Município de Campo Mourão para o quadriênio de 2022 a 2025, e dá outras providências”.
    Aprovado por unanimidade.
    3 - PROJETO DE LEI nº 55 de 2025
    Autor: EXECUTIVO MUNICIPAL
    Institui o Dia Municipal do Sistema Plantio Direto no âmbito do Município de Campo Mourão, Estado do Paraná, e dá outras providências.
    Aprovado por unanimidade.
    4 - PROJETO DE LEI nº 62 de 2025
    Autor: EXECUTIVO MUNICIPAL
    Autoriza o Poder Executivo a abrir crédito adicional especial no orçamento do Município, com base em anulação parcial de dotação orçamentária, no valor de R$ 823.747,56 (oitocentos e vinte e três mil, setecentos e quarenta e sete reais e cinquenta e seis centavos), na forma em que especifica abaixo.
    Aprovado por unanimidade.
    5 - PROJETO DE LEI nº 63 de 2025
    Autor: EXECUTIVO MUNICIPAL
    Autoriza o Poder Executivo a abrir crédito adicional suplementar no orçamento do Município, com base em anulação parcial de dotação orçamentária, no valor de R$ 614.996,16 (seiscentos e quatorze mil, novecentos e noventa e seis reais e dezesseis centavos), na forma em que especifica abaixo.
    Aprovado por unanimidade.

    Obs.: Com Substitutivo.
    6 - PROJETO DE LEI nº 13 de 2025
    Autor: EDILSON MARTINS
    Número de Protocolo: 517
    “DECLARA DE UTILIDADE PÚBLICA A ASES – ASSOCIAÇÃO SOCIAL E EDUCACIONAL SINFONIA”.
    Aprovado por unanimidade.
    7 - PROJETO DE LEI nº 16 de 2025
    Autor: ESCRIVÃO PARMA
    Número de Protocolo: 539
    ALTERA E ACRESCENTA DISPOSTIVOS A LEI Nº 4.141, DE 28 DE JUNHO DE 2020, QUE “DISPÕE SOBRE O APROVEITAMENTO DE ALIMENTOS DESTINADOS AO CONSUMO HUMANO, POR DOAÇÃO, NOS ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS LOCALIZADOS NO MUNICÍPIO DE CAMPO MOURÃO.
    Aprovado por unanimidade.

    Obs.: Com Substitutivo. Com Emenda Modificativa.
    8 - PROJETO DE LEI nº 23 de 2025
    Autor: ESCRIVÃO PARMA
    Número de Protocolo: 855
    Acrescem dispositivos à Lei nº 43, de 01 de dezembro de 1965, que "Regula o uso, no perímetro urbano de Campo Mourão, de máquinas, motores, alto falantes, fogos de artifícios, anúncios e tudo mais que cause ruído, e dá outras providências”, com alterações posteriores
    Aprovado por unanimidade.
    9 - PROJETO DE LEI nº 26 de 2025
    Autor: MARCIO BERBET
    Número de Protocolo: 912
    “INSTITUI NO CALENDÁRIO OFICIAL DO MUNICÍPIO DE CAMPO MOURÃO, O MÊS “MARÇO AMARELO”, A SEREM REALIZADAS ANUALMENTE, AÇÕES RELACIONADAS À CONSCIENTIZAÇÃO E PREVENÇÃO DA ENDOMETRIOSE”.
    Aprovado por unanimidade.
    10 - PROJETO DE LEI nº 41 de 2025
    Autor: EDILSON MARTINS
    Número de Protocolo: 1002
    DISPÕE SOBRE A OBRIGATORIEDADE DA EXIBIÇÃO DE INFORMAÇÕES SOBRE O TURISMO MOURÃOENSE NAS TELAS DE CINEMAS DA CIDADE DE CAMPO MOURÃO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS
    Aprovado por unanimidade.
    11 - PROJETO DE LEI nº 42 de 2025
    Autor: MARCIO BERBET
    Número de Protocolo: 1018
    Altera e acrescenta dispositivo na Lei nº 4.265, de 21 de dezembro de 2021 que Dispõe sobre o alinhamento e a retirados de fios em desuso e desordenados existentes nos postes que sustentam redes de telefonia, televisão a cabo, Internet e energia elétrica e dá outras providências.
    Aprovado por unanimidade.
    12 - PROJETO DE LEI nº 49 de 2025
    Autor: EXECUTIVO MUNICIPAL
    Autoriza o Poder Executivo a firmar Convênio com a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Administração Penitenciária – SESP, Departamento Penitenciário DEPEN, para os fins que especifica, e dá outras providências.
    Aprovado por unanimidade.
    13 - PROJETO DE RESOLUÇÃO nº 6 de 2025
    Autor: Mesa Diretora
    Altera e acrescenta dispositivos da Resolução no 47 , de 28 de dezembro de 1990 "Regimento Interno da Câmara Municipal de Campo Mourão".
    Aprovado por unanimidade.



    Oradores da Ordem do Dia
    Parlamentar
    Discurso
    Observação
    1 - ESCRIVÃO PARMA



    Oradores da Ordem do Dia
    Parlamentar
    Discurso
    Observação
    1 - ESCRIVÃO PARMA